domingo, 3 de abril de 2011

Ana&Mia

Ana&Mia, você conhece?
Ana&MIA
Aparentemente você lembra de alguém ou pensa que talvez sejam alguém que você ainda não conhece. Na realidade, tanto a Ana quanto a Mia podem ser consideradas mais do que pessoas… São monstros. Monstros que surgem dentro de garotas que só querem ser diferentes do que o epelho mostra. Monstros que são criados pela mídia que valoriza a cintura fina e a barriga reta das mulheres magras. Já sabem do que eu to falando? Ana é a abreviação que as pessoas que sofrem de Anorexia dão para a doença. Mia é referente à Bulimia. Ambas doenças perigosíssimas, distúrbios alimentares que podem levar à morte.
As duas doenças são causadas principalmente por problemas psicológicos comoaceitação de sua própria imagem, bullyingproblemas amorosos ou familiaresfalta de aceitação em grupos, etc. Embora tenham pontos de partida iguais ou parecidos, Anorexia e Bulimia são doenças totalmente diferentes.
Anorexia Nervosa é um transtorno alimentar no qual a busca implacável por magreza leva a pessoa a recorrer a estratégias para perda de peso como ficar sem comer.
Bulimia Nervosa é um transtorno alimentar que se caracteriza pela ingestão de grandes quantidades de alimentos, seguidos por métodos compensatórios, tais como vômitos autoinduzidos e uso de laxantes ou diuréticos.
Novelas, programas de tv, revistas, sites e até mesmo famosos vêm abordando o tema sobre Distúrbios Alimentares há alguns anos como forma de alerta às garotas e também aos garotos (acredite!). Mas a grande realidade é que você só está longe de passar por isso se gosta de si mesma do jeito que é, com os defeitos e qualidades que tem. A auto-confiança é a chave para o bem-estar emocional, mas, convenhamos, quem nunca subiu numa balança para checar o peso? O que parece inofensivo para você que quer saber se engordou uns quilinhos depois do Carnaval pode ser o fim do mundo para uma garota que está desequilibrada emocionalmente por causa de sua aparência. Parece exagero, não? Mas só quem já passou por isso sabe como é.
Navegando por aí é fácil encontrar sites, comunidades e perfis em páginas de relacionamento que são Pró-Ana/Mia. Em blogs as garotas dão seus depoimentos do que comeram (ou não comeram), falam de seus medos e chegam a escrever cartas para a Ana e a Mia…
"Eu to rindo mas não tenho motivos para isso. Lembra que eu havia dito que iria me controlar? E quem disse que eu pude? Estou uma gorda horrenda! Vocês não tem noção. To com o maior nojo de mim mesma (…) Como eu já disse, hoje vai ser o dia da tortura. De manhã fui obrigada a comer, aí comi: 1 colher e 1/2 de flocos de milho sem açúcar com 2 colheres de mel, e um copo de chá gelado sem açúcar. Agora minha mãe tá fazendo o almoço. Canelone com cheddar! Eu amu isso! Mas vou comer bem pouquinho, senão a mamãe desconfia né? E se der vou miar também! De noite, quando eu voltar da aula e do médico (neurologista), eu posto aqui contando como foi meu martírio. Beijos meninas e controlem-se, viu?"
No post, a garota se refere a vomitar como "miar" (vem de Mia) e, além disso, conta que se trata com Neurologista. No final ainda pede para que as leitoras tamém se controlem. Blogs e sites assim recebem milhares de visitas por semana, tanto de garotas que querem aprender a se comportar como Ana/Mia, quanto de pessoas que entram para comentar na esperança de que as donas se curem algum dia.
"Estou voltando à rotina para ser perfeita. Ontem tomei 2 laxantes. Há quase um ano que não tomava! Estou super feliz. E hoje voltei a tomar outra vez antes de ir para a cama (vou agora). Fui me pesar e estou com 58kg. Ainda é muito, mas ao menos já não estou com 60kg. Começo a sentir que estou no bom caminho."
Dá para entender o que elas mais querem, né? Serem perfeitas. A garota acima conta que tomou laxante para emagrecer. E as loucuras vão muito além do que se pensa… Mas julgar alguém que passa por isso como "louco" ou termos do tipo não é justo, afinal desequilíbrios todos podemos ter. E posso contar uma coisa pra vocês? Eu já tive distúrbios alimentares sérios, tomei muitos remédios, viva no médico e por aí vai… Mas só consegui me recuperar graças ao apoio dos meus pais e, claro, à recuperação da auto-confiança. Hoje vivo super de bem com os alimentos e com o espelho. Até por isso resolvi alertar vocês e, quem sabe, ajudar alguém que esteja passando pelo mesmo… E aí, você já passou por isso também?



Eu peguei este texto do blog DEPOIS DOS QUINZE, e UM 


BLOG INCRÍVEL E CHEIO DE COISAS INCRÍVEIS! EU AMO 


D+ O BLOG DELA ! ENTREM LÁ!


TEXTO E FOTOS:.depoisdosquinze

Nenhum comentário:

Postar um comentário

:a   :b   :c   :d   :e   :f   :g   :h   :i   :j   :k   :l   :m   :n   :o   :p   :q   :r   :s   :t